Sunday, March 08, 2009

A dúvida Continua

Depois de tanto tempo de processo de imigração, esperando, mandando documentos, esperando e esperando, agora finalmente tenho o Visto, mas tenho que esperar mais um pouco por vários motivos. Tenho até o dia 06 de novembro para entrar no Canadá e como estamos em plena crise mundial, com empresas demitindo em todo o mundo, acho prudente esperar mais um pouco e ir tentando entrevistas por telefone daqui mesmo. Ja enviei alguns currículos e algumas respostas por emails, mas também não me sinto preparado para uma boa conversa em inglês ou francês, mas não custa nada ir tentando.
As vezes sinto tentado a largar tudo aqui e encarar logo o desafio ( Principalmente quando olho pro visto guardado e prontinho pra viagem ) mas pelo menos até julho pretendo resistir firme, trabalhar um pouco mais e assim levar mais dimdim.
Tenho percebido que mesmo com a crise, na minha área ainda existem muitas oportunidades, no Canada, aqui no Brasil e em vários lugares, mas preciso preparar mais em relação aos idiomas, caso eu vá mesmo para o Quebec, meu francês está ainda ruim e o inglês um pouco melhor, mas precisando melhorar muito.
Estou pesquisando também as possíveis cidades e gostaria muito de ir para Montreal pois fiz o processo via Quebec, gosto da província, gostei de estudar francês e o custo de vida é mais baixo que Toronto em relação a alugueis e transporte público, sem contar os incentivos para estudar o francês. Mas até agora não recebi nenhum retorno dos currículos que mandei para Montreal e o número de vagas bem menores, já para Toronto, tem bem mais vagas e quase todos me responderam com interesse. Portanto ainda não sei para onde irei e estou pedindo que Deus me oriente e mostre a cidade Canadense que deverei imigrar.

1 comment:

fejas said...

Parabéns pelo visto e sei como você se sente quando finalmente chega a hora do vamos ver. Ficamos quase dez meses em Brasília com o visto em mãos antes de embarcarmos (já perto do vencimento do mesmo).
Sobre a questão de pra onde ir, acredito que essa é uma decisão muito pessoal. Mas o que observei quando vim pra cá é que aumentou muito o número de respostas que recebia quando passei a contar com um endereço no Canadá (e também a ter a famosa "experiência canadense" no currículo, ou seja, ter passado por um emprego aqui). Se você realmente quiser vir e ainda não tiver recebido proposta de Montreal, poderia aceitar uma das ofertas de Toronto, conhecer a cidade e aproveitar para fazer uma visita a Montreal enquanto já estivesse morando aqui. Se quisesse ir pra Montreal depois, provavelmente seria mais fácil. Só uma idéia...

Um abraço, e boa sorte,

Fejas
maplebrasil.blogspot.com