Monday, February 26, 2007

Sábado de TCF

Sábado foi o dia de fazer o TCF na Performance idiomas em Curitiba. Cheguei uns 15 minutos antes e tinha também uma garota que estava fazendo também, mas para ir estudar na França. O teste começou as 9:00h com a parte de compreenção oral (30 questões) em 25 minutos. Depois estrutura da lingua (20 questões) em 20 minutos e Compreenção escrita (30 questões) em 45 minutos. Essa foram as 3 provas obrigatórias, mas o oficial de imigração do Quebec ( M. Cousineau) me pediu também para fazer as provas facultativas, portanto depois dessa bateria de testes fiz a prova facultativa de Expressão Oral ( uma entrevista gravada de 15 minutos, contendo 6 perguntas ) e depois a prova de expressão escrita ( duração de 1h e 45min para escrever 6 textos ). Terminei tudo por volta de 13:40 e sai de lá com a cabeça doendo. A prova é lacrada e corrigida na França, o resultado é passado primeiramente por telefone para o centro de linguas que aplicou e depois enviado o resultado pelo correio. Isso deve demorar de 3 a 4 semanas. Pude conferir os acertos com o instrutor, mas como cada questão tem um peso diferente, não dá para saber a pontuação total, mas estou otimista que vai dá para atingir o nível B1 ou seja o nível 3, na escala de 1 a 6.
Na parte de estrutura da lingua, fui muito bem, das 20 acertei 14, comprenção oral das 25 acertei 13 (somente os primeiros diálogos são fáceis, depois são longos e falam rápido), e compreenção escrita das 30 acertei 16 (tem uns textos bem longos para ler). Ou seja, pela lógica estou na mediana, e espero conseguir o que me foi pedido, que é o nível B1 ou 3.
Até agora eu não fiquei sabendo de ninguém que foi exigido após a entrevista, testes oficiais para comprovar o nível de francês para o processo via Quebec, mas eu tive que passar pelo teste que de certa forma até me ajudou no desenvolvimento do francês, mas confesso que estudar sem essa pressão de atingir um resultado X, é bem melhor.

1 comment:

Andando no deserto said...

Êta Wesley, e haja pressão!!!
Também não sei estudar assim, gosto de metas, mas quando o assunto é tão delicado como o futuro da família, dá dor de cabeça só em pensar.

Tenho uma grande admiração por você, sua perseverança e firmeza diante da visão que recebeu de um futuro diferente para seus filhos (vai vir mais?....hehehe).

Continuamos torcendo e orando por você e sua família. E lembre-se: Efésios 6:10-18