Friday, May 25, 2007

Começou a Parte Federal.

Depois de juntar a papelada, chegou o dia de mandar tudo para o consulado em São Paulo e dar entrada na parte federal do processo de imigração. Como morei em vários estados, deu um pouco de trabalho para conseguir todas as certidões de antecedentes criminais dos estados que morei depois dos 18 anos por mais de 6 meses. Hoje ficou tudo pronto, acordei cedo e antes de ir para o trabalho, passei na polícia federal e peguei a certidão da minha esposa que estava faltando, fui no cartório reconhecer firma da assinatura da polícia federal, lacrei o pacote com todos os documentos e o enviei por sedex. Agora é só esquecer e torcer para que daqui uns 5 meses eles entrem em contato solicitando os exames médicos. Esses 5 meses serão de preparo, não quero ficar muito aflito esperando contato do consulado, pois sei que mais cedo ou mais tarde chegará notícias do processo. Se chegar muito cedo é porque está faltando algum documento, e por falar nisso, estou em dúvida se as fotos foram corretas, sei que quanto ao tamanho das fotos, está tudo ok (6 fotos 3,5cmx4,5cm) mas no site do consulado diz que tem que aparecer atraz a data que foi tirado a foto e local para assinatura. Ja em outro local li que precisa apenas colocar em uma das seis, o nome da pessoa e data de nascimento e no envelope que deverá ser um para cada conjunto de fotos, deverá ser escrito o nome, data de nascimento e parentesco com o aplicante principal. E foi assim que fiz, se tiver errado e alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Tuesday, May 15, 2007

Finalmente Chegou!!!

Óntem quando estava chegando em casa após o trabalho, como de costume, fui verificar a caixinha dos correios, e não é que lá estava o envelope marron vindo de Buenos Aires!!! Ja sabia que o meu CSQ (Certificado de Seleção do Quebec), ja tinha sido emitido, mas só fiquei tranquilo e aliviado, após abrir o envelope e conferir que lá estava ele e tudo certinho. Eu acho que foi um dos CSQs mais demorado, pois dei entrada no processo em fevereiro de 2006 e recebi o CSQ em 14 de maio de 2007. Agora só falta receber uma certidão de antecedentes de Goiás, pois também morei lá depois dos 18 anos e dar entrada na parte federal do processo. Agora pelo menos o processo vai andar e espero que até o final do ano, eu esteja com meu visto de Residente Permanente carimbado. Com esse poste encerro a novela do recebimento do CSQ.

Friday, May 11, 2007

Melhores lugares para viver no Canada

Foi divulgado um rank com as 120 melhores cidades do Canadá para viver. Esse estudo levou em consideração os principais aspectos que contribuem para uma vida equilibrada: Salários mais bem pagos (Toronto é uma das que mais se destacam), baixa criminalidade (Halifax é uma das que mais se destacam), Clima (Vancouver se destaca por ter menos dias no ano com temperaturas abaixo de zero), preço de moradia (Victória capital de British Columbia o preço médio de uma casa é de 500.000 CND), qualidade de vida ( Aqui foi dado pontos para a cidade que tem baixo desemprego, trânsito tranquilo, e que tem um grande número de pessoas que podem utilizar bicicletas para irem ao trabalho ou até mesmo ir à pé. Foi analisado também o sistema público de transporte e sistema de educação). Outro ponto analisado também foi Sinais de Prosperidade. A lista completa pode ser acessada no sequinte link: http://www.canadianbusiness.com/rankings/bestplacestolive/list.jsp

Segue as cidade classificadas entre as 30 primeiras:
1- Ottawa-Gatineau ON
2-Halifax NS
3-Quebec city QB
4 - Guelph ON
5-Fredericton NB
6- Kingston
7-Moncton NB
8-London ON
9-Victoria BC
10-Gander NL
11-Collingwood ON
12- Toronto ON ( Incluindo as cidades da GTA - Brampton, Markham, Mississauga, Oakville, Pickering, Richmond Hill and Vaughan)
13- Winnipeg MB
14-Learnington ON
15-Vancouver BC ( Incluindo as cidade Barnaby, Coquitlam, Delta, Langley, Richmond and Surrey)
16-Saskatoon SK
17-Cobourg ON
18-Windsor ON
19-Brandon MB
20-Orillia ON
21-Kitchener ON
22-Hamilton ON
23-Montreal QB
24-Oshawa ON
25-Thompson MB
26-Peterborough ON
27-St. John's
28-Calgary AB
29- Corner Brook NL
30-Yellowknife NT