Monday, October 09, 2006

Peregrinação.

Nasci em Brasília, e de lá para cá, já morei em tantas casas que nem me lembro mais...( Frase de Renato Russo ).Resumindo ( Brasília, Goiás capital e interior, MT, faculdade em Minas Gerais ( INATEL - Santa Rita do Sapucaí ), Todos empregos na área de Engenharia de Telecom em São Paulo mas especificamente Engenharia de Rádio Frequencia - RF. Muitas viagens e residência no Rio de Janeiro, onde conheci minha querida esposa Michele, Belo Horizonte por alguns meses, Natal, por mais alguns meses e agora Florianópolis. Espero que essa seja a última aqui no Brasil e depois de Floripa quero fixar residência permanente em Montreal, no Canada.

CSQ Suado!!!!

Não sou um blogueiro profissional como muitos que conheço, por isso essa segunda postagem demorou muito para ser publicada. Quero falar um pouco do meu processo de imigração e de mais um passo que dei essa semana.
Dei entrada no processo no dia 18 de fevereiro de 2006 e chamado para a famosa entrevista com o oficial de imigração em São Paulo, no dia 13 de junho de 2006.Fui entrevistado pelo M.Dominiq Cousineau ( Nunca vou me esquecer desse nome ). A entrevista foi quase tudo ok, mas ele me pediu para apresentar dentro de 300 dias, um nível de francês equivalente a 250 horas de curso. Ele me disse que eu poderia estudar em qualquer lugar, e até mesmo fazer aulas particulares e quando eu achar que atingi o nível de 250 horas, teria que entrar em contato com uma Aliança Francesa e fazer um teste de nível e enviar o resultado para eles, e assim eles enviariam para mim o CSQ ( certificado de Seleção do Quebec ) que é o documento que precisarei para dar entrada na segunda etapa do processo, que é a parte federal.
Depois disso, comecei a estudar francês todos os dias, primeiro fiz um curso intensivo na Aliança francesa de Florianópolis durante o mês de julho, depois comecei a fazer aulas particulares em minha casa, com um professor muito bom. Ele é da Costa do Marfin ( pais africano que fala francês ) e mora no Brasil a 19 anos.
Depois de muito estudo, resolvi na semana passada fazer o teste de nível que M. Cousineau me pediu, e graças a Deus consegui atingir o nível de 250 horas de francês. A Aliança me deu a declaração e hoje estarei enviando-a para o consulado em Buenos Aires e aguardando a chegada em meu endereço do tão esperado CSQ. Foram muitas horas de estudo e muito dinheiro investido, mas estou feliz da vitória conquistada até agora. O desafio está apenas começando, mas cada realização nos dá uma sensação de dever cumprido e nos anima a continuar em busca da realização do nosso sonho.