Friday, September 28, 2007

Chegou o pedido de Exames!!!!!!!

É impressionante como que agora o tempo começou a passar rápido e o processo começo a ir rápido. Hoje estou muito feliz pois ao checar a minha caixinha do correio, para a minha surpresa tinha um envelope marron do consulado. Fiquei surpreso pois como dei entrada na parte federal no final de maio e recebi a carta confirmando a abertura no dia 26 de junho, estava calculando que o pedido dos exames médicos chegariam em novembro, mas ele chegou hoje. Acho que todo meu sofrimento para receber o CSQ, foi recompensado, pois a alegria está sendo muito grande. Segue abaixo um resumo do meu timeline:

18/02/2006: Envio dos documentos para Buenos Aires para abertura do processo.
13/06/2006: Entrevista em São Paulo e pendencia de comprovação de 250h de francês para receber o CSQ.
24/01/2007: Dia que fiz a prova de francês TCF para comprovar que atingi o nível de 25oh.
18/04/2007: Dia que foi confirmado pelo consulado o recebimento do TCF.
26/04/2007:Recebimento de email do consulado confirmando que consegui o CSQ.
14/05/2007:Recebimento pelo Correio do CSQ.
25/05/2007: Envio dos documentos para abertura da parte Federal.
03/07/2007:Recebimento da carta confirmando a abertura da parte Federal.
27/06/2007: Data que aparece no e-CAS indicando o início do processamento da parte Federal.
28/09/2007:Recebimento da carta com pedido dos exames médicos.

Ja marquei os exames para terça-feira dia 02/10 aqui no Rio de Janeiro.

Wednesday, July 11, 2007

Novidades

É engraçado a maneira que estou escrevendo esse simples blog, porque ja vai fazer quase um ano que comecei e não divulguei para quase ninguém. Então por que criei o blog? Bem, o principal motivo é deixar um registro de tudo que aconteceu e vai acontecer na minha vida e da minha família desde o início da minha jornada para o Canadá, até a chegada e a nova vida lá. Quero que no futuro meus filhos entendão o motivo pelo qual escolhi esse lugar para viver e como tudo aconteceu, portanto creio que no futuro esse blog vai ser a minha histária.

E a novidade, qual é?

Estou morando em Florianópolis desde maio do ano passado e quando vim para cá, eu ja tinha dado entrada no processo de imigração e minha cabeça não parou de pensar nesse assunto. Trabalhei bastante em um projeto da Siemens com a Brasil Telecom, mas não gostei da cidade e a educação da minha filha aqui foi péssima, troquei de escola 2 vezes, mas percebi que o problema era meio geral, pois a cidade apesar de ser bonita os serviços são péssimos, bem como o atendimento. Minha esposa que é carioca e acostumada a falar muito e ter amizades, ficou deprimida aqui e reclamava muito, pois não tinha amizades. Pensei em segurar as pontas até o processo de imigração ficar pronto, mas a insatisfação aqui foi tanta que resolvi procurar outro emprego no Rio de Janeiro, para assim minha esposa e filha ficarem mais perto do povo dela antes da nossa ida para o Canadá. Não precisei procurar muito para achar um trabalho no Rio de Janeiro, e ainda vou receber mais. Como trabalho como PJ meu objetivo é ficar lá no máximo até abril do ano que vem, pois meu processo de imigração deve finalisar por volta de dezembro desse ano. Ontem comuniquei a minha saída para o chefe e apesar de querer sair rápido, só fui liberado para o dia 20 de julho e estarei começando lá no dia 23/07. A esposa empolgada ja foi na frente com a filha para procurar um ap e está olhando alguns no Recreio dos bandeirantes e Barra da Tijuca, pois ficará mais perto do trabalho que será na VIVO (localizado na Barra da Tijuca) projeto de otimização da rede GSM com equipamento da Huawei (Chinesa) .

Thursday, July 05, 2007

Ou vai ou racha!!!

Após o dilema para obtenção do CSQ finalmente o processo começou a tomar ruma e a jornada rumo ao Canada continua. Recebi no dia 03/07/2007 a carta do consulado informando que o processo federal foi aberto. Eles forneceram o número do processo e através desse número pude checar no e-CAS que a abertura foi no dia 27/06/2007. Agora é esperar o pedido dos exames médicos que espero chegar em 4 ou 5 meses. Na verdade, estou muito tranquilo agora, pois posso planejar a imigração com mais calma, estudando idioma e pesquisando muito sobre o mercado de trabalho e a nova vida.

Friday, May 25, 2007

Começou a Parte Federal.

Depois de juntar a papelada, chegou o dia de mandar tudo para o consulado em São Paulo e dar entrada na parte federal do processo de imigração. Como morei em vários estados, deu um pouco de trabalho para conseguir todas as certidões de antecedentes criminais dos estados que morei depois dos 18 anos por mais de 6 meses. Hoje ficou tudo pronto, acordei cedo e antes de ir para o trabalho, passei na polícia federal e peguei a certidão da minha esposa que estava faltando, fui no cartório reconhecer firma da assinatura da polícia federal, lacrei o pacote com todos os documentos e o enviei por sedex. Agora é só esquecer e torcer para que daqui uns 5 meses eles entrem em contato solicitando os exames médicos. Esses 5 meses serão de preparo, não quero ficar muito aflito esperando contato do consulado, pois sei que mais cedo ou mais tarde chegará notícias do processo. Se chegar muito cedo é porque está faltando algum documento, e por falar nisso, estou em dúvida se as fotos foram corretas, sei que quanto ao tamanho das fotos, está tudo ok (6 fotos 3,5cmx4,5cm) mas no site do consulado diz que tem que aparecer atraz a data que foi tirado a foto e local para assinatura. Ja em outro local li que precisa apenas colocar em uma das seis, o nome da pessoa e data de nascimento e no envelope que deverá ser um para cada conjunto de fotos, deverá ser escrito o nome, data de nascimento e parentesco com o aplicante principal. E foi assim que fiz, se tiver errado e alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Tuesday, May 15, 2007

Finalmente Chegou!!!

Óntem quando estava chegando em casa após o trabalho, como de costume, fui verificar a caixinha dos correios, e não é que lá estava o envelope marron vindo de Buenos Aires!!! Ja sabia que o meu CSQ (Certificado de Seleção do Quebec), ja tinha sido emitido, mas só fiquei tranquilo e aliviado, após abrir o envelope e conferir que lá estava ele e tudo certinho. Eu acho que foi um dos CSQs mais demorado, pois dei entrada no processo em fevereiro de 2006 e recebi o CSQ em 14 de maio de 2007. Agora só falta receber uma certidão de antecedentes de Goiás, pois também morei lá depois dos 18 anos e dar entrada na parte federal do processo. Agora pelo menos o processo vai andar e espero que até o final do ano, eu esteja com meu visto de Residente Permanente carimbado. Com esse poste encerro a novela do recebimento do CSQ.

Friday, May 11, 2007

Melhores lugares para viver no Canada

Foi divulgado um rank com as 120 melhores cidades do Canadá para viver. Esse estudo levou em consideração os principais aspectos que contribuem para uma vida equilibrada: Salários mais bem pagos (Toronto é uma das que mais se destacam), baixa criminalidade (Halifax é uma das que mais se destacam), Clima (Vancouver se destaca por ter menos dias no ano com temperaturas abaixo de zero), preço de moradia (Victória capital de British Columbia o preço médio de uma casa é de 500.000 CND), qualidade de vida ( Aqui foi dado pontos para a cidade que tem baixo desemprego, trânsito tranquilo, e que tem um grande número de pessoas que podem utilizar bicicletas para irem ao trabalho ou até mesmo ir à pé. Foi analisado também o sistema público de transporte e sistema de educação). Outro ponto analisado também foi Sinais de Prosperidade. A lista completa pode ser acessada no sequinte link: http://www.canadianbusiness.com/rankings/bestplacestolive/list.jsp

Segue as cidade classificadas entre as 30 primeiras:
1- Ottawa-Gatineau ON
2-Halifax NS
3-Quebec city QB
4 - Guelph ON
5-Fredericton NB
6- Kingston
7-Moncton NB
8-London ON
9-Victoria BC
10-Gander NL
11-Collingwood ON
12- Toronto ON ( Incluindo as cidades da GTA - Brampton, Markham, Mississauga, Oakville, Pickering, Richmond Hill and Vaughan)
13- Winnipeg MB
14-Learnington ON
15-Vancouver BC ( Incluindo as cidade Barnaby, Coquitlam, Delta, Langley, Richmond and Surrey)
16-Saskatoon SK
17-Cobourg ON
18-Windsor ON
19-Brandon MB
20-Orillia ON
21-Kitchener ON
22-Hamilton ON
23-Montreal QB
24-Oshawa ON
25-Thompson MB
26-Peterborough ON
27-St. John's
28-Calgary AB
29- Corner Brook NL
30-Yellowknife NT

Thursday, April 26, 2007

CSQ confirmado!!!

Finalmente depois de 10 meses após a minha entrevista, chegou a tão sonhada confirmação do consulado de Buenos Aires. Segue a parte do email confirmando a emissão do meu CSQ:

Monsieur,

Nous accusons réception de vos documents et nous avons le plaisir de vous informer que votre Certificat de sélection du Québec a été émis.

Nous vous envoyons ces documents par courrier postal à l'adresse suivante :


Confesso que estava muito ancioso pois mesmo fazendo todo o "dever de casa" ainda tinha medo de alguma coisa dar errado, mas agora vou poder dar uma relaxada e dar entrada mais tranquilo na parte federal do processo. ja estou providenciando todas as certidões de antecedentes, pois quero dar entrada na parte federal o mais rápido possível.

Thursday, April 19, 2007

TCF em Buenos Aires

Ontem dia 18/04 o TCF original foi entregue por sedex mundi no escritório de imigração em Buenos Aires. Fiz o rastreamento da correspondência pelo site dos correios para ter certeza que foi entregue, agora acho que o "dever de casa" para o recebimento do CSQ está cumprido. Vamos ver se vão inventar mais alguma coisa ou vão me enviar conforme prometido.

Thursday, March 29, 2007

Mais Obstáculos

Após enviar o resultado do TCF em PDF por email para Buenos Aires, recebi hoje o seguinte email com a resposta do recebimento do TCF em PDF:

Monsieur,

Vous devez nous faire parvenir l'attestation originale ou une copie certifiée conforme de ce document à l'adresse suivante :

Bureau du Québec - Buenos Aires
Edificio Laminar Plaza
Ing. Butty 240 Piso 3
C1001AFB Buenos Aires
Argentine

Suite à la réception de ce document, nous vous contacterons pour vous indiquer la suite que nous donnerons à votre dossier.

Meilleures salutations,


Valeria Godoy

Technicienne en immigration



Ou seja, parece que eles estão querendo testar a minha paciência, pois o que custa imprimir o documento que eu enviei? Ou eles estão duvidando da autenticidade? Mandei o PDF porque o original em papel não chegou ainda, pois a prova é corrigida em Paris. Mas como eu tive paciência até agora vou continuar tendo, pois pelo jeito a paciência deve ser também um dos quesitos para imigrar para o Quebec e se for, acho que me qualifiquei nele também.

Tuesday, March 27, 2007

O Resultado

Depois de esperar aproximadamente 1 mês, ontem recebi o resultado do TCF. Fiquei muito feliz pois consegui no resultado geral o nível B1 ( que equivale ao 3 em uma escala de 1 a 6) e detalhado consegui B1 no compreenção Oral, B2 em estrutura da lingua (equivalente a 4 na escala) e B1 em compreenção escrita. Recebi o resultado por e-mail em PDF e ja encaminhei para Buenos Aires. Agora é só esperar o CSQ que chegará em meu endereço. Acho que esse CSQ será um dos mais suados que eu conheci, principalmente porque foi comigo, claro. Comecei a estudar francês para o processo de imigração em março de 2006 na Aliança francesa de São Paulo, Vila Mariana e bem no início do curso tive que me mudar para Florianópolis por causa do trabalho e logo em seguida em 13 junho fui chamado para a entrevista e fui totalmente despreparado. Como na época eu não conhecia muitos Blogs como hoje e nem a lista de imigração do Yahoo, não tive a malícia em perceber que a melhor coisa seria pedir para adiar a entrevista. Quando dei entrada no processo em fevereiro de 2006 assisti uma palestra com O Sr. Roque Paquette e ele disse que um nível básico era suficiente, mas depois as regras mudaram e pequei um examinador mais exigente. No entanto, tudo isso foi bom para mim, pois pude estudar sério o francês e quando chegar em Montreal, poderei desenvolver mais rápido no francês. Agora estarei providenciando as certidões de antecedentes criminais, para dar entrada no processo federal o mais rápido possível, pois estou muito ancioso em realizar esse sonho de começar uma nova vida nas terras geladas do Canadá.

Monday, February 26, 2007

Sábado de TCF

Sábado foi o dia de fazer o TCF na Performance idiomas em Curitiba. Cheguei uns 15 minutos antes e tinha também uma garota que estava fazendo também, mas para ir estudar na França. O teste começou as 9:00h com a parte de compreenção oral (30 questões) em 25 minutos. Depois estrutura da lingua (20 questões) em 20 minutos e Compreenção escrita (30 questões) em 45 minutos. Essa foram as 3 provas obrigatórias, mas o oficial de imigração do Quebec ( M. Cousineau) me pediu também para fazer as provas facultativas, portanto depois dessa bateria de testes fiz a prova facultativa de Expressão Oral ( uma entrevista gravada de 15 minutos, contendo 6 perguntas ) e depois a prova de expressão escrita ( duração de 1h e 45min para escrever 6 textos ). Terminei tudo por volta de 13:40 e sai de lá com a cabeça doendo. A prova é lacrada e corrigida na França, o resultado é passado primeiramente por telefone para o centro de linguas que aplicou e depois enviado o resultado pelo correio. Isso deve demorar de 3 a 4 semanas. Pude conferir os acertos com o instrutor, mas como cada questão tem um peso diferente, não dá para saber a pontuação total, mas estou otimista que vai dá para atingir o nível B1 ou seja o nível 3, na escala de 1 a 6.
Na parte de estrutura da lingua, fui muito bem, das 20 acertei 14, comprenção oral das 25 acertei 13 (somente os primeiros diálogos são fáceis, depois são longos e falam rápido), e compreenção escrita das 30 acertei 16 (tem uns textos bem longos para ler). Ou seja, pela lógica estou na mediana, e espero conseguir o que me foi pedido, que é o nível B1 ou 3.
Até agora eu não fiquei sabendo de ninguém que foi exigido após a entrevista, testes oficiais para comprovar o nível de francês para o processo via Quebec, mas eu tive que passar pelo teste que de certa forma até me ajudou no desenvolvimento do francês, mas confesso que estudar sem essa pressão de atingir um resultado X, é bem melhor.

Friday, February 02, 2007

E lá vai eu para Curitiba.

Há momentos em que as coisas são tão complicadas que pensamos que não conseguiremos transpor os obstáculos, e nesses momentos bate desânimo, pensamentos negativos e dúvidas que nos deixa desnorteados. Isso era o que estava acontecendo comigo desde o final do ano 2006 até o final de janeiro de 2007. Ai você pode perguntar: Mas o que pode estar fazendo ele se sentir assim, sendo que é uma pessoa que tem uma vida relativamente boa para os padrões brasileiros, bom emprego em uma multinacional, uma boa família, com uma linda esposa e uma linda filha. Bem amigos, é exatamente isso que me deixa reflexivo. Pois sei que a imigração requer um sacríficio muito grande para toda a família e o meu grande medo é de faze-las sofrer em um pais diferente, mas o que eu quero realmente é oferecer uma qualidade de vida melhor para a minha esposa e filhos. Para isso, todo esforço ainda será pouco e no momento minhas energias estão concentradas em passar na prova do TCF e estar logo com o CSQ nas mãos, e o que me animou no final de janeiro, conforme disse no início dessa descrição, é que meu chefe me pediu para substituir um funcionário durante um mês em Curitiba, e eu estarei fazendo o TCF no final de fevereiro em Curitiba, ou seja, não precisarei ficar indo e vindo de Floripa para Curitiba, e poderei também fazer todo o preparatório na mesma escola que farei o TCF. Ou seja, quando tudo parece estar dando errado, acontece algumas coisas boas para nos motivar e dar nos energia para continuar a jornada rumo ao objetivo final.

Friday, January 19, 2007

Estudar, estudar e esperar!!

Enquanto não surge nenhuma novidade, o blog está servindo basicamente para eu ir juntando informações em um só lugar, pois existem muitos blogs bons para pesquisas, inclusive de pessoas que ja estão no Canadá e relatam suas aventuras, lutas, vitórias, desejos, etc.
Ainda não estou divulgando muito esse blog, mas creio que vai chegar o momento no qual ele será mais interessante, inclusive para servir de comunicação com nossos amigos e familiares que vão ficar no Brasil. Ele será útil também para criar novas amizades com pessoas de todos os lugares.